Supers RPG
Bem vindo ao Supers!
Um rpg sobre hérois, vilões, mutantes e muito mais. Prepare sua "capa" e embarque nessa aventura!

Seja Bem vindo ao Supers
Registre-se!



 
InícioCalendárioFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Dicas :: RPG Play By Fórum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Administrador
Administrador
avatar


MensagemAssunto: Dicas :: RPG Play By Fórum   Sab Jan 31, 2009 9:48 am

O que é P.B.F?

O P.B.F. (play by fórum) é uma modalidade de RPG que simula o jogo de mesa. É essencialmente igual ao jogo em mesa, mas ao invés de ser falado, as ações, diálogos e testes são escritos por mestres e jogadores em um fórum. Desta forma, diferente do jogo em mesa, o ritmo do P.B.F. depende muito da regularidade e frequência do mestre e dos jogadores, tornando-se bastante lento. No entanto este ritmo, que para muitos à primeira vista é interpretado como uma desvantagem, acaba sendo altamente enriquecedor para o jogo, pois permite que a descrição da cena seja bastante elaborada, que os jogadores pensem um pouco antes de realizar as suas ações, e a descrevam de uma maneira mais rica.

A principal limitação do uso de P.B.F.s é a necessidade de se adaptar algumas regras, especialmente com relação aos testes, pois a grande maioria dos fóruns (principalmente os gratuitos) não disponibiliza ferramentas de rolagem de dados. Dessa forma, é imprescindível que os jogadores confiem no mestre ou narrador, pois será ele que fará todos os testes, utilizando seus dados, ou então algum programinha de rolagem de dados.

Mas como funciona o PBF com relação às cenas e aos cenários? É muito simples. Imagine que o jogo aconteça em uma vila. Existem tópicos para "Taverna do Fulano", "Praça Central", "casa de ciclano", "floresta encantada", etc. Tantos tópicos quanto forem os cenários que o mestre vá utilizar.

A primeira mensagem de cada tópico é a descrição de como é o lugar. Quanto mais detalhada melhor. Figuras são extremamente bem vindas. À medida que surgirem novos lugares, o mestre ou narrador irá criar novos tópicos.

Um dos personagens de jogador está na taverna, interagindo com pcs ou npcs desse lugar. Os posts dele acontecerão no tópico "taverna". O narrador deve postar, quando o personagem de jogador chegar ao tópico da taverna, indicando quantas pessoas há no recinto, como elas são, etc. Exatamente como no RPG de mesa.

Enquanto isso, parte do grupo está enfrentando inimigos na floresta encantada. Eles postarão no tópico "floresta encantada". As duas ou mais cenas acontecem ao mesmo tempo, dando agilidade ao jogo.

Como no RPG de mesa, existem turnos de jogo. Assim, se há numa mesma cena três personagens de jogador, é necessário aguardar que os três postem antes de partir para um novo turno. O mestre ou narrador deve definir a frequência de postagens, assim se um jogador sumir, ele poderá postar pelo personagem desse jogador passado o tempo de espera, sem prejudicar os demais.

Da mesma forma, ele deve tomar cuidado para manter cenas que acontecem ao mesmo tempo em um mesmo ritmo, pois não é raro os personagens voltarem a se encontrar logo mais. Assim, se é hora do almoço em uma cena, deve ser hora do almoço em todas, se é de noite em uma, é de noite em todas. A não ser que o narrador propositalmente esteja rolando cenas que aconteceram no passado. Aí não tem como o personagem daquela cena interagir com os demais.

Fonte: http://s6.invisionfree.com/RPGmaniacos
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://supersrpg.forumeiros.com
 
Dicas :: RPG Play By Fórum
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Comentários] Play Arts Kai - Batgirl Variant
» Dicas de como manusear cloth myth Ex
» dica para a cloth myth revolution
» Local para expor os Cloths
» Playstation 4 - o verdadeiro

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Supers RPG :: Bau de recordações :: Tópicos Soltos-
Ir para: